.

Por g1 PB

 

 
Sala de aula escolar. — Foto: Reprodução

Sala de aula escolar. — Foto: Reprodução

 

A Região Metropolitana de João Pessoa tem a maior taxa de analfabetismo dentre todas as regiões metropolitanas do Brasil, com uma porcentagem de 7,6%. O dado é da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) Educação, divulgado nesta sexta-feira (22) pelo IBGE. A pesquisa aponta também que a Paraíba tem o terceiro maior de índice de analfabetismo do país.

Sobre a situação da região de João Pessoa, apesar do dado preocupante, a análise temporal da pesquisa também mostra uma tendência de redução gradativa do indicador metropolitano desde 2018, quando foi registrada uma taxa de 8,9%.

Segundo o IBGE, a Paraíba registrou a 3ª maior taxa de analfabetismo do país em 2023, entre as pessoas de 15 anos de idade ou mais. O percentual paraibano (13,2%) ficou acima da média do Brasil (5,4%) e da região Nordeste (11,2%). Os estados que lideram o ranking da pesquisa de analfabetismo são Alagoas (14,2%) e Piauí (13,3%), respectivamente.

 
Taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade (%)
 
estados14,214,213,213,211,511,511,211,210,210,29,49,47,87,86,96,95,85,85,45,45,15,15,15,14,64,64,54,54,44,44,24,2443,93,93,43,42,72,72,32,322221,71,7AlagoasPiauíParaíbaCearáMaranhãoSergipeRio Grande do NorteBahiaPernambucoAcreTocatinsParáAmapáBrasilAmazonasRondôniaMinas GeraisMato GrossoEspírito SantoRoraimaGoiásMato Grosso do SulParanáRio Grande do SulSão PauloSanta CatarinaRio de JaneiroDistrito Federal051015
Fonte: IBGE

Na região metropolitana da capital paraibana, onde viviam 80 mil pessoas analfabetas, a taxa de analfabetismo entre os homens se mostrou maior do que entre as mulheres, com uma diferença de 8,1% para 7,1%. No caso do estado como um todo, o comparativo se repete, com uma taxa bem maior entre homens (16,1%), do que entre mulheres (10,5%).

O objetivo da pesquisa é refletir a realidade do sistema educacional brasileiro, com dados que enfatizam a necessidade de melhorias, mas que também apresentam uma redução gradativa da taxa estadual de analfabetismo ao longo da série histórica iniciada em 2016.

 

Inicialmente, a taxa de analfabetismo do estado da Paraíba era então de 15,4% e, desde o ano de 2022 (13,6%), tem ficado abaixo de 15%, atingindo seu ponto mais baixo em 2023 (13,2%).  CRÉDITOS: G1 PARAÍBA

Por g1 PB

 

 
Roberta Miranda desabafou nas redes sociais após ficar de fora do São João de Campina Grande em 2024 — Foto: Redes Sociais

Roberta Miranda desabafou nas redes sociais após ficar de fora do São João de Campina Grande em 2024 — Foto: Redes Sociais

 

A cantora Roberta Miranda divulgou um vídeo nas redes sociais falando sobre a ausência dela entre as atrações do São João 2024 de Campina Grande. As atrações do evento foram divulgadas na sexta-feira (22). No vídeo, ela disse que o prefeito Bruno Cunha Lima já tinha confirmado informalmente a participação dela no evento, mas que tentava procurá-lo desde o começo do ano, sem retorno.

 

"Infelizmente independe de mim. Não fui eu que falhei com a palavra, não fui eu que não honrei com a palavra", disparou.

 

Ela disse também que, contando com a participação em mais uma edição do evento, deixou de assinar vários contratos pensando que estaria entre as atrações do Maior São João do Mundo.

 

“Eu fui em grandes programas de TV divulgar que estaria no São João de Campina Grande, porque o prefeito Bruno já tinha falado na imprensa que eu estaria esse ano também, e eu contando com essa data deixei também de vender essa data, porque o artista tem a sua programação”, disse.

Além disso, Roberta Miranda afirmou que vem mandando mensagens e fazendo ligações corriqueiramente para Bruno Cunha Lima.

Na versão da artista, ela tentou contato “mais de 15 vezes” com o prefeito de Campina Grande, inclusive na data de divulgação das atrações do São João, na sexta-feira. A cantora revelou prints das mensagens que enviou para ele em um aplicativo de mensagens, sem retorno.

São João 2024 de Campina Grande: qual é o show que você mais quer ver?

 

“Não adianta o prefeito falar pra mim ‘ah, nós nos falamos por WhatsApp e você vem na rede social’, não. Eu tentei mais de 15 vezes [contato com o prefeito] e vou colocar quantas vezes eu tentei. Tentei até ontem [sexta], na madrugada, falar com vossa excelência, para ver o que estava acontecendo, porque eu não entendi”, ressaltou.

A cantora contou também que apesar de não ter firmado nenhum contrato com a Prefeitura de Campina Grande, a palavra dele seria o suficiente para confirmar a participação da artista no São João em 2024.

 

“A palavra de um homem é o fio do bigode, não precisa de assinatura em contrato. A minha palavra como paraibana é a mesma coisa. É por isso que eu estou aqui, por causa do meu fã, pra acalentar o coração do meu fã, e dizer que a minha palavra que eu dei nas TVs, nos programas, que estaria no São João, infelizmente independe de mim. Não fui eu quem falhei com a palavra”, afirmou.

 

Também no vídeo, Roberta Miranda chegou a agradecer o prefeito Bruno Cunha Lima pelo convite em edições anteriores do São João em Campina Grande.

Roberta Miranda no São João 2022 de Campina Grande, PB — Foto: Bruna Couto/g1

Roberta Miranda no São João 2022 de Campina Grande, PB — Foto: Bruna Couto/g1

 

LEIA TAMBÉM:

 

Prints mostram conversa da cantora com o prefeito

 

Imagens capturadas do celular de Roberta Miranda mostram supostas conversas com prefeito Bruno Cunha Lima — Foto: Roberta Miranda

Imagens capturadas do celular de Roberta Miranda mostram supostas conversas com prefeito Bruno Cunha Lima — Foto: Roberta Miranda

Em capturas de imagens feitas por Roberta Miranda e divulgadas junto com o pronunciamento da artista, ela mostrou conversas particulares com o prefeito Bruno Cunha Lima, todas sem resposta.

Pelas imagens divulgadas, é possível ver que o prefeito teria enviado mensagens para Roberta, no dia 25 de janeiro, com links de notícias sobre artistas no São João de Campina Grande. Uma dessas mensagens foi acompanhada de um áudio. O teor do áudio não foi revelado.

 
Prefeito Bruno Cunha Lima teria enviado mensagens para Roberta Miranda falando sobre participação dela no São João de Campina Grande — Foto: Roberta Miranda

Prefeito Bruno Cunha Lima teria enviado mensagens para Roberta Miranda falando sobre participação dela no São João de Campina Grande — Foto: Roberta Miranda

Imagens mostram ligações perdidas de Roberta Miranda para o prefeito de Campina Grande — Foto: Roberta Miranda

Imagens mostram ligações perdidas de Roberta Miranda para o prefeito de Campina Grande — Foto: Roberta Miranda

 

 

Prefeito confirmou participação de Roberta Miranda em janeiro

 

Bruno Cunha Lima, prefeito de Campina Grande — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

Bruno Cunha Lima, prefeito de Campina Grande — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

No dia 25 de janeiro, em entrevista para uma rádio local, o prefeito Bruno Cunha Lima antecipou alguns artistas que participariam do São João em Campina Grande, entre eles, a própria Roberta Miranda.

Naquela oportunidade, o prefeito confirmou a participação de Alcymar Monteiro, Flávio José, Santanna, Amazan, Ton Oliveira, Gusttavo Lima e Roberta Miranda. A cantora é a única que não apareceu entre as atrações oficializadas em evento de divulgação na sexta-feira (22).

g1 procurou a Prefeitura de Campina Grande para falar sobre o tema. Em nota, a prefeitura afirmou que “notadamente no período junino, sempre há adaptações, ajustes e anúncios surpresa na grade de atrações” e que ainda “não há posição definitiva” sobre Roberta Miranda.

 

O órgão ainda garantiu que “todo esforço está sendo feito, segundo garante a Arte Produções à Prefeitura, no sentido de garanti-la mais uma vez no palco do Maior São João do Mundo”.  CRÉDITOS: G1 PARAÍBA

Por g1 PB

 

 
Detalhe do projeto da ponte Cabedelo-Lucena, na Grande João Pessoa — Foto: Reprodução/Governo da Paraíba

Detalhe do projeto da ponte Cabedelo-Lucena, na Grande João Pessoa — Foto: Reprodução/Governo da Paraíba

 

Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) do sábado (23), o edital de licitação das obras do Complexo Rodoviário Ponte do Futuro, que prevê a ligação das cidades de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa, por meio da construção de pontes sobre o Rio Paraíba, e de novos trechos de rodovias.

Conforme o edital, as empresas ou consórcios especializados interessados em executar a obra, orçada em R$ 578 milhões, devem apresentar proposta comercial até o dia 26 de junho.

 

A ponte integra a lista de projetos constantes no Plano Estadual de Parceria Público-Privada do Estado da Paraíba, em vigor desde janeiro de 2021 no estado.

De acordo com o projeto, cuja autorização da licitação foi assinada pelo governador João Azevêdo (PSB), vão ser investidos R$ 500 milhões, e a expectativa é de que a obra seja concluída no último trimestre de 2026. A previsão é de que, após a conclusão, o complexo facilite a logística de acesso ao Porto de Cabedelo, além do fortalecimento do turismo no Litoral Norte.

 

Por onde vai passar a Ponte?

 

O acesso para a ponte sobre o Rio Paraíba, de quem sai de Cabedelo, é feito no KM 9,64 da BR-230, no bairro de Intermares, próximo ao início do Viaduto de Intermares, no sentido João Pessoa - Cabedelo. Nesse trecho, será construído um viaduto de 40 metros, que passará sobre a linha férrea.

A ponte vai ter 2 quilômetros de extensão, contando com ciclovia, calçadão e também um mirante para contemplação do pôr do sol no Jacaré. A ponte passa por cima do Rio Paraíba em dois pontos, uma vez que segue de Cabedelo até a Ilha Stuart, em Santa Rita, e, em seguida, da Ilha Stuart até a PB-011, um pouco antes do acesso ao Forte Velho, também em Santa Rita.

 
Ponte sobre o Rio Paraíba terá mirante e ciclovia — Foto: Reprodução/Governo da Paraíba

Ponte sobre o Rio Paraíba terá mirante e ciclovia — Foto: Reprodução/Governo da Paraíba

 

Quantos trechos serão feitos?

 

Trecho 1 da obra que liga Cabedelo a Santa Rita — Foto: Reprodução/Governo da Paraíba

Trecho 1 da obra que liga Cabedelo a Santa Rita — Foto: Reprodução/Governo da Paraíba

 

Serão feitos dois novos trechos de rodovia. O primeiro contempla a própria ponte em si, saindo de Cabedelo até o acesso à PB-011. Em seguida, será construída uma nova rodovia, que vai da PB-011 até a BR-101, o que deve facilitar o escoamento dos produtos do Porto de Cabedelo até Natal, uma vez que não vai ser necessário seguir pela BR-230 até o viaduto de Oitizeiro, em João Pessoa, para ter acesso ao Litoral Norte. Por meio deste trecho, também vai ser possível acessar a PB-025, que dá acesso a Lucena.

Trecho 2 da obra que liga Cabedelo a Lucena — Foto: Reprodução/Governo da Paraíba

Trecho 2 da obra que liga Cabedelo a Lucena — Foto: Reprodução/Governo da Paraíba

Porém, o melhor acesso à Lucena, saindo de Cabedelo, vai ser por meio do trecho 2, que começa no final da ponte, na PB-011, e segue para o Norte, passando pelo Forte Velho, em Santa Rita. A nova rodovia prevê uma segunda ponte, menor, de 480 metros, também sobre o Rio Paraíba, para conectar a PB-011 à PB-019, já em Lucena.                                                                                                                                                                                                                                                                          CRÉDITOS: G1 PARAÍBA

NOSSO ENDEREÇO

Rua Ricardo Luciano 12 loteamento Aurea Ribeiro 2 Santa Rita PB
 

web rádio estação 1ª © 2015-2024 Todos direitos reservados

Web Rádio Estação 1ª A primeira do Seu Coração

Please publish modules in offcanvas position.